Mulheres investigadoras e investigação sobre mulheres nas universidades ibéricas

"Com demasiada frequência recorre-se ao tópico do mútuo desconhecimento em que viveram, "costas contra costas" expressão de José Saramago, Espanha e Portugal, um tentando atrair a atenção europeia por cima dos Pirenéus, o outro alargando uns olhos quase sempre melancólicos sobre o mar, a espera de novas ilhas para descobrir. Ainda que nos últimos anos as disposições normativas que se foram aprovando sobre igualdade de género nos distintos âmbitos da vida social e laboral são bastante similares nos dois países, também no campo dos estudos de género Espanha e Portugal seguiram caminhos diferenciados no que respeita a formação e configuração dos centros e institutos de estudos das mulheres e de género nas universidades. Somente nas ultimas décadas, em muitas ocasiões apoiadas pelas iniciativas de cooperação fronteiriças da União Europeia, começaram a realizar-se intercâmbios profissionais, propostas de ensino interuniversitárias e projetos de investigação colaborativa. No âmbito universitário a adaptação ao Espaço Europeu de Ensino Superior abriu novas possibilidades (dupla qualificação, pós-graduações interuniversitárias, etc.) que, junto ao aumento das investigações conjuntas e do fluxo de intercambio de experiencias profissionais, situam-nos perante a oportunidade histórica de transformar a ignorância em colaboração frutífera.

Comprometidos com o objetivo de fomentar o conhecimento mutuo e o intercambio de experiencias e pontos de vista entre docentes e investigadoras portuguesas e espanholas, o Grupo de Investigação "Teresa Andrés" sobre Informação e Sociedade (GIR-TAIS) organiza um seminário sobre "Mulheres investigadoras e investigação sobre mulheres nas universidades ibéricas", que se celebrará nos dias 27 e 28 de setembro de 2018 no Salão de Atos da Faculdade de Tradução e Documentação da Universidade de Salamanca.

O seminário vai consistir em apresentações, mesas redondas e sessões de comunicação livres e as atas serão publicadas em forma de monografia impressa e digital por a UCOPress, a editorial da Universidade de Córdoba.

Os eixos temáticos principais serão os seguintes:
- Situação das mulheres investigadoras nas universidades da península ibérica (aspetos que dificultam a sua promoção profissional, planos de igualdade, etc.)
- Trajetórias profissionais e experiências vitais das mulheres (cis e transexuais) e pessoas de género não binário nas universidades ibéricas.
- Binarismo de gênero, feminismo e estudos das mulheres: tensões conceituais e conseqüências acadêmicas.
- Analises criticas dos sistemas de avaliação da produção cientifica de Espana e Portugal duma perspetiva de género.
- Produção cientifica e canais de difusão dos estudos sobre a mulher nas universidades ibéricas.
- Relação entre a visibilidade e o impacto das revistas especializadas em estudos de género e a avaliação e a promoção de professores universitários.
- Serviços de informação e documentação sobre gênero e mulheres."

Text taken from: http://mujeresinvestigadoras.usal.es/15754/detail/mujeres-investigadoras-e-investigacion-sobre-mujeres-en-las-universidades-ibericas.html